Melancolia – Aprendendo a se Gerir

Quem em sã consciência é alegre e otimista o tempo todo?

A vida é tão sinuosa, tão cheia de ganhos e perdas que o jeito mais razoável de vivê-la me parece algo assim bem corpo a corpo, lidando com as contingências de cada momento e tendo, sempre que possível, a saúde global como referência primeira.

Choro, riso, paixões, fúrias, lutos, amores, desafetos…

Aprender a lidar com os efeitos de cada estado de espírito, ponderando sobre suas causas e impactos práticos no cotidiano é uma incumbência existencial de primeiríssima grandeza; o único passaporte para a maturidade com status autêntico e sustentável.

Num mundo ideal, receberíamos como pais criaturas experimentadas nessa arte de se gerir e melhorar, mas neste aqui a realidade é catastrófica. A maioria dos adultos gera outras vidas no mais completo breu sobre suas próprias deficiências psicológicas e afetivas; ainda são cheios de traumas, ressentimentos, repressões e ideais totalmente defasados. Ainda vivem sob o estigma de vítimas do mundo.

A dica de hoje é um Café Filosófico com a psicóloga Julieta Jerusalinsky, especializada na área infantil.

O foco do debate é a melancolia nas crianças e suas causas mais frequentes, mas é perfeitamente possível se fazer um paralelo com a realidade dos adultos. Até porque, de certo modo, nunca crescemos de todo, sempre guardamos reminiscências das impressões e convicções assimiladas nos primeiros anos de vida; operamos segundo uma infinidade de crenças e preconceitos formulados numa época anterior à formação de um discernimento mais sofisticado. Daí a importância de análises (em consultório ou por conta própria) permanentes dos nossos filtros e valores.

A palestra é longa, mas a voz e o vocabulário da Julieta são tão agradáveis que o tempo voa.

Espero que gostem! Beijos! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s